Mais verde, mais vida

Campus Pouso Alegre recebe doação de 40 mudas de árvores

Plantio de mudas rotary março 9O plantio aconteceu nesta terça-feira, 13, no campo próximo ao teatro de arena da escola. Foram plantadas 40 mudas de ipês roxo e amarelo, pitanga e jacarandá. A atividade foi realizada pelos alunos dos cursos integrados, acompanhados por integrantes do Rotary Club de Pouso Alegre Sul.

“Umas das preocupações do Rotary é o meio ambiente. Nós escolhemos o IF por ser uma instituição nova e que precisa de arborização. E a participação da juventude é muito importante para que depois eles possam cuidar e usufruir dos benefícios dessas árvores que eles mesmos plantaram”, disse Michel Antônio Esper, sócio efetivo da instituição.

Para a realização da ação, os alunos foram divididos em grupos. Participar da atividade foi tão especial para eles que alguns já pensam em dar nomes para as mudas plantadas. “É muito importante arborizar. No futuro essas árvores darão sombra. É uma atitude muito importante esse plantio para aumentar a sustentabilidade. Já estou pensando em colocar um nome nela e cuidar para que ela cresça”, contou Gabriel de Brito Aluno de Administração.

A ação também proporcionou a integração dos estudantes. “É um momento de conexão com a natureza e interação dos alunos para promover a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. Sempre vou olhar como a mudinha está e conversar com meus amigos para darmos um nome pra ela”, disse Raissa Alves, aluna de Administração.

A preocupação com o meio ambiente é constante no campus Pouso Alegre. Há uma grande preocupação dos servidores de que as experiências vividas na escola possam fazer dos alunos, multiplicadores de boas ações em suas comunidades. Em 2017, os estudantes participaram do plantio de 20 mudas no entorno do campus. A atividade foi realizada no dia da Árvore. “Árvore pra gente é vida, sequestro de carbono, diminuição do efeito estufa. Se cada um de nós pudesse plantar uma árvore, bilhões de árvores adicionais teriam o efeito cumulativo que o planeta precisa. Isso o capitalismo não será capaz de ceder em favor do meio ambiente”, disse o professor de Biologia, Paulo do Nascimento.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável e o desejo de contribuir para a preservação do meio ambiente também motivou três servidoras do Campus Pouso Alegre a desenvolverem o projeto de extensão “Plantando Árvores” que resultou no plantio de 49 mudas de árvores no campus. “Estamos procurando, de alguma forma, contribuir para a preservação do meio ambiente. Esse plantio seria, além de um cuidado com o futuro do meio ambiente, uma forma de deixar o ambiente mais agradável e acolhedor para o público que passa a maior parte do seu dia aqui”, disse a técnica administrativa Lígia Viana, uma das idealizadoras do projeto.

Para o diretor do Campus, professor Marcelo Bottazzini, a intervenção humana é positiva quando resulta em ações que visam a preservação do meio ambiente seja com o plantio de vegetação ou proteção dos solos. “Estamos num país onde estão desmatando campos e mais campos de futebol diariamente e nós estamos na contramão, correndo para suprir essa necessidade de colocar árvores no local. Atividades como essa movimentam os alunos pois dão a eles um senso de responsabilidade de participar na formação da própria vida, que vai ficar para a história do campus”.

Ascom campus Pouso Alegre

13/03/2018