estagio grandes empresas

 estagios button

 Índice

 

Passo a Passo

PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO

A realização de estágio envolve, além do aluno, a Instituição de Ensino e a Instituição Concedente.

Seguem abaixo os procedimentos e as obrigações das partes envolvidas na realização do estágio.

Toda documentação citada abaixo, necessária à realização do estágio, encontra-se disponível no site do campus Formulários para Estágio.

OBS.: todos os documentos do estágio devem ser digitados!!!

PARA INICIAR O ESTÁGIO:

Os alunos deverão estar assegurados contra acidentes pessoais. O seguro do estágio obrigatório é garantido pela Instituição de Ensino, já o seguro para o estágio não obrigatório deverá ser providenciado pela Concedente do estágio, conforme legislação vigente.

PRIMEIRO PASSO: CONSEGUIR UMA CONCEDENTE.

O aluno deverá procurar uma concedente em que tenha interesse de realizar seu estágio.

OBSERVAÇÃO: Segundo a Lei nº 11.788/2008, podem oferecer estágio (ser concedente):

1) as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (isto é, possuem CNPJ);

2) os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

SEGUNDO PASSO: PROCURAR UM PROFESSOR ORIENTADOR.

O aluno deverá procurar um Professor Orientador. Este professor deferirá ou não o estágio (para ser deferido, as atividades do estágio deverão ser desenvolvidas na linha de formação do estudante).

O Professor Orientador acompanhará o aluno durante todo o estágio, orientando-o no que for necessário, tirando-lhe dúvidas, inclusive na elaboração do Relatório Final de Estágio que será avaliado pelo mesmo. O Professor Orientador deverá ser da área desenvolvida no estágio e
pertencente ao quadro de docentes do Campus Pouso Alegre.

TERCEIRO PASSO: ELABORAR O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO – TCE.

O aluno deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em 03 vias. Em seguida, colherá a assinatura de um dos Técnicos em Assuntos Educacionais no Setor de Estágios, na Sala 16 do Bloco Administrativo, depois colherá a assinatura do Professor Orientador e, por fim, do responsável pela assinatura do TCE na Empresa. Após, guardará uma via para si e entregará uma via no Setor de Estágios e outra via para a Empresa.

Dúvidas no preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio podem ser sanadas no Setor de Estágios.

IMPORTANTE: Nenhum aluno poderá iniciar o estágio sem a celebração do Termo de Compromisso de Estágio. Caso inicie, por conta própria, NÃO TERÁ NENHUMA VALIDADE para o Campus Pouso Alegre, incorrendo ainda em possíveis sanções trabalhistas para si e para a Concedente.

QUARTO PASSO: ELABORAR O PLANO DE ESTÁGIO.

Conforme previsto no parágrafo único do art. 7º da Lei nº 11.788/2008, o plano de atividades do estagiário deve ser elaborado em acordo com o educando, a concedente do estágio e a instituição de ensino.

O aluno deverá levar o Plano de Estágio à Concedente para que o seu futuro Supervisor de Estágio preencha o Plano de Estágio, relatando quais serão as atividades desenvolvidas durante o estágio. O Supervisor de estágio poderá entrar em contato com Professor Orientador, caso necessite, para acertar detalhes sobre estas atividades.

Quando o Plano de Estágio tiver sido preenchido pelo Supervisor, o aluno levará o Plano de Estágio para a avaliação do Professor Orientador.

IMPORTANTE:

1) O ALUNO DEVERÁ PROVIDENCIAR O PLANO DE ESTÁGIO, PREFERENCIALMENTE, ANTES DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (TCE). NÃO SENDO ISSO POSSÍVEL, TERÁ O PRAZO MÁXIMO DE UMA (01) SEMANA APÓS INÍCIO DO ESTÁGIO PARA APRESENTAR O PLANO DE ESTÁGIO.

2) O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SOMENTE PODERÁ SER REALIZADO SE O PROFESSOR ORIENTADOR ESTIVER DE ACORDO COM O PLANO DE ESTÁGIO PROPOSTO!

QUINTO PASSO: ELABORAR A FICHA DE FREQUÊNCIA.

O aluno deverá preencher a Ficha de Frequência diariamente no período de realização de seu estágio e, ao final, colher a assinatura do Supervisor do Estágio na Concedente. Esse modo proposto deve ser do conhecimento da concedente e aceito por ela.

SEXTO PASSO: ELABORAR A FICHA DE AVALIAÇÃO.

O aluno poderá preencher a parte inicial da Ficha de Avaliação e, no último dia de estágio, pedir ao Supervisor de Estágio para realizar sua avaliação, colhendo a sua assinatura e também do Professor Orientador. Algumas empresas não gostam de que o estagiário participe desta etapa: eles realizam sozinhos a avaliação e enviam diretamente ao Campus.

SÉTIMO PASSO: ENTREGAR A FICHA DE FREQUÊNCIA E A FICHA DE AVALIAÇÃO.

O aluno deverá entregar a Ficha de Frequência e a Ficha de Avaliação para conferência e análise No Setor de Estágios, assim que terminar o estágio.

OBSERVAÇÃO: A concedente assina todos os formulários, com exceção do Relatório de Estágio. Dessa forma é importante o aluno passar estes formulários que a concedente assina desde o início do estágio e acertar como serão preenchidos, etc, para que no final do estágio a concedente não venha a recusar assinar os documentos por não estar de acordo.

OITAVO PASSO: ELABORAR O RELATÓRIO DE ESTÁGIO.

O aluno deverá elaborar o Relatório de Estágio, sob orientação do Professor Orientador. O aluno deverá entregar o Relatório de Estágio, em um prazo máximo de 30 dias após o término do estágio, no Setor de Estágios, já com a aprovação e assinatura do Professor Orientador.

NONO PASSO: ANALISAR DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE

O Setor de Estágios realizará a conferência final de toda a documentação e, estando tudo certo, fará o arquivamento e encaminhará à Secretaria Escolar as informações necessárias para essa realizar os procedimentos de Colação de Grau. Caso falte algum documento, o aluno será avisado para providenciá-lo.

OBS.: NENHUM ALUNO COLARÁ GRAU SEM ANTES ENTREGAR CORRETAMENTE TODA A DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO DESCRITA ACIMA NO SETOR DE ESTÁGIOS!

DÉCIMO PASSO: TERMO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO.

A concedente deverá entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho para seus estagiários. Isso não tem sido uma prática comum das concedentes! Se o aluno não vir necessidade desse termo, pode abrir mão, pois no Histórico Escolar haverá menção do seu estágio realizado.

Quaisquer dúvidas, o aluno poderá entrar em contato através dos meios disponíveis no link Contatos.


Setor de Estágios.