Curso Técnico em Análises Químicas

Eixo Tecnológico:

Produção Industrial

Local de funcionamento:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre e polos de educação a distância.

Ano de implantação:

Habilitação:

Técnico em Análises Químicas

Certificação intermediária:

Auxiliar de Laboratório de Saúde.

Turno de funcionamento:

EaD, preferencialmente no contraturno do ensino médio regular.

Número de Vagas:

Forma de ingresso:

Processo seletivo sob responsabilidade das Secretarias Estaduais e Distrital de Educação, de acordo com o Documento de Referência e Execução do Mediotec (SETEC/MEC/2017).

Requisito de acesso:

Conforme normas descritas no Documento de Referências de Execução MedioTec (SETEC/MEC/2017).

Duração do Curso:

Periodicidade de oferta:

Conforme novas pactuações com Governo Federal.

Carga horária total:

Carga horária presencial

240 horas, de acordo com a Resolução CEB/CNE n° 06/2012.

Definição:

O curso Técnico em Análises Químicas compreende o estudo das tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações industriais de transformação. O curso técnico Análises Químicas é regulamentado pela resolução normativa do Conselho Federal de Química nº 36 de 25 de abril de 1974.

Objetivos:

O Curso Técnico em Análises Químicas tem por objetivo geral oferecer aos egressos a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Pouso Alegre oferece o Curso Técnico em Análise Química, com o objetivo de formar profissionais de nível médio na área de Assistente em Saúde, capazes de auxiliar em diversas atividades como: química, sistema de gestão ambiental, boas práticas de laboratórios, realizarem amostragens, físico-químicas e microbiológicas. E atuar também em empresas e consultoria, assistência técnica e estações de tratamento de água.

Coordenação:

Mestre Carla Neves Toledo