Prevenção ao pânico

Alunos de Segurança do Trabalho atuam como brigadistas em jogos do PAFC

Os estudantes farão o estágio em todos os jogos no Manduzão

brigadistas segurança trabalho 11Alunos do curso de Segurança do Trabalho – turmas 2017 e 2018 – do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre estão tendo a oportunidade de aprender na prática, a teoria das salas de aula, na disciplina “Prevenção e Combate a Incêndios”. Eles atuam como brigadistas nos jogos do Pouso Alegre Futebol Clube que ocorrem no estádio do Maduzão. No último jogo, no sábado, dia 25 de agosto, a partida recebeu cinco mil torcedores.

“É uma extensão escolar para que as turmas pratiquem o exercício de prevenção ao pânico. Uma disciplina que eles já estão vendo em sala de aula e agora vão praticar na profissão que escolheram”, explicou o professor.

Antes do início do jogo, os alunos brigadistas recebem as orientações do professor Fernando Facco. Enquanto a partida acontece, eles são responsáveis por: dar assistência ao idoso com dificuldade de andar e subir escadas; supervisionar as pessoas que venham a passar mal ou tenham alguma dificuldade; orientar o tráfego das torcidas e medir o cálculo de evacuação. Esta última atividade consiste averiguar se os torcedores conseguem sair do estádio o mais rápido possível caso venha a ocorrer uma situação de pânico. No caso do Manduzão o tempo máximo é de 10 minutos.

brigadistas segurança trabalho 15

Para os alunos, a experiência tem sido uma oportunidade a mais de aprendizado. “Espero adquirir um conhecimento maior que o da sala de aula, procurar evoluir o que já aprendemos sobre incêndio e quando formos concluir o curso já termos o básico para poder atuar no mercado” , disse Isabelle Monique Martins Ribeiro (Técnico em Segurança do Trabalho 2018).

Para Valclerison Pires (Técnico em Segurança do Trabalho 2017), está sendo uma experiência diferente, “porque estamos acostumados com a sala de aula e hoje colocamos nosso aprendizado em prática. É uma oportunidade de agregar mais conhecimento”.

27/08/2018