COORDENADORIAS

Notas finais

 

IFSULDEMINAS divulga as notas finais e a classificação dos candidatos do Vestibular 2018/1º semestre

Resultado final

Edital de matrículas

Nesta quinta-feira, 11 de janeiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o resultado final do Vestibular 2018/1º semestre. Os candidatos aprovados em primeira chamada para os cursos técnicos e superiores devem se matricular no período estipulado pelos campi. Os candidatos devem se atentar para as informações sobre local e horário das chamadas.

Aqueles que fazem parte das ações afirmativas, terão o nome registrado na lista de sua opção de concorrência e na lista das demais vagas (ampla concorrência). Por isso, é necessário que o candidato verifique nas duas listas.

Matrículas

Para garantir o ingresso no IFSULDEMINAS, os candidatos aprovados deverão providenciar todos os documentos necessários (originais e cópias), conforme o item 18 dos Editais 73/2017 (cursos técnicos) e 74/2017 (cursos superiores), além de procurar a secretaria do campus no qual concorreu a vaga, onde deverá confirmar a relação completa de documentos. 

No caso da comprovação de escolaridade, renda e deficiência referente às vagas das ações afirmativas, é obrigatória, no momento da matrícula, a apresentação da documentação solicitada no item 8 dos dos Editais 73/2017 (Cursos Técnicos) e 74/2017 (Cursos superiores). Para verificar mais informações sobre a reservas de vagas para pessoa com deficiência, consultar item 6.

Os candidatos poderão consultar no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/, o motivo do indeferimento da análise de sua ação afirmativa ou PcD Geral, para verificar quais os documentos faltaram na comprovação, podendo apresentá-los no prazo do recurso, conforme edital. Os recursos contra o resultado das análises de ações afirmativas serão protocolados no mesmo local das matrículas.

Documentos a serem apresentados, em envelope próprio, no ato da matrícula:

- Requerimento de matrícula preenchido em formulário próprio fornecido pela Secretaria do Campus;

- Carteira de Identidade - RG (original e cópia legível). A carteira nacional de habilitação (CNH), para fins de matrícula, não substitui o RG;

- Certidão de Nascimento ou de casamento (original e cópia legível);

- CPF (original e cópia legível), caso o número não conste no RG;

- Certificado/Certidão de Conclusão contendo data da confecção do Histórico Escolar OU Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com os requisitos para ingresso descritos no item 2 deste Edital(original e cópia legível);

- Comprovante de residência (original e cópia legível);

- Comprovante de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino com idade superior a 18 anos (original e cópia legível);

- Título de Eleitor para maiores de 18 anos (original e cópia legível);

- Comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação eleitoral disponível pelo link http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

- 01 fotografia recente 3x4; 18.2.2. Cada campus poderá solicitar documentos complementares, os quais serão especificados no site de cada campus.

Cronograma de matrículas

Campus 1ª chamada 2ª chamada Chamada oral 
Cursos técnicos
Chamada oral
Cursos subsequentes
Carmo de Minas 17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro  07 de fevereiro   -------------------------- 
Inconfidentes 17 a 19 de janeiro  26 e 29 de janeiro  05 de fevereiro  a definir conforme calendário do SiSu 
Machado 17 a 19 de janeiro 29 e 30 de janeiro 06 de fevereiro  20 de fevereiro 
Muzambinho  17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro  06 e 07 de fevereiro 08 a  08 e 09 de fevereiro
Passos 17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro 06 de fevereiro 20 de fevereiro 
Poços de Caldas 17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro  07 de fevereiro  07 de fevereiro 
Pouso Alegre  17 a 19 de janeiro  26 e 29 de janeiro  06 de fevereiro  21 de fevereiro 
Três Corações 17 a 19 de janeiro 29 e 30 de janeiro  06 de fevereiro  -------------------------- 

Dúvida sobre matrícula? Esclareça aqui!

1º) Onde e como fazer a matrícula?

Cada campus possui um cronograma próprio de matrícula e uma lista específica de documentos que o interessado deve levar. Acesse esse endereço: https://goo.gl/VKND8B para verificar as informações do campus que você escolheu. Dica: Não esqueça de ler as instruções no link.
 
2º) Como funciona a 1º Chamada?

As listas publicadas pelo IFSULDEMINAS com o resultado final (acesse aqui) trazem os classificados, os excedentes, os eliminados e os ausentes de cada modalidade de concorrência e por campus. Os classificados participam da 1º chamada de matrículas. Eles devem se dirigir à secretaria do campus escolhido, portando os documentos para a matrícula.  Dica: Escolha a lista do campus e modalidade (técnico ou superior), verifique a tipo de concorrência na qual você se inscreveu, confira seu nome e o status (classificado, excendente, eliminado ou ausente).
 
3º) Está como excedente e não sabe o que isso significa?

Os candidatos com status excedente podem ser convocados para a matrícula em 2º Chamada ou chamada Oral. Fique atento à data de início da 2º chamada no campus em que está concorrendo e à data da chamada oral.
 
4º) Meu nome não saiu na Lista da 2º Chamada, então não tenho mais chances?

Bom, se seu status não consta como eliminado ou ausente, você ainda tem uma chance: a Chamada Oral. Mas como funciona? Após a 2º chamada, se houver vagas remanescentes, é publicada uma convocação no site do campus que você está concorrendo, com os candidatos excedentes para participarem de uma reunião que acontece em um dia e horário já marcados. Nesse caso, você deve levar os documentos para se matricular na hora da reunião, quando os candidatos serão chamados para ocupar as vagas remanescentes. 
 
5º) Como sei se tenho ou não chances de conseguir uma vaga na Chamada Oral?

Infelizmente, muitas vezes, não tem como saber antes. Dependerá do número de vagas restantes e do número de pessoas que comparecerão na reunião para matrícula. A ordem de convocação para ocupar as vagas seguirá a classificação do Vestibular.

6) Não consigo comprovar os requisitos para ingressar na ação afirmativa que escolhi. O que devo fazer?

Faça sua matrícula e encaminhe a documentação mesmo assim. Sua inscrição será avaliada, se for indeferida na modalidade escolhida, você ainda pode ingressar pela ampla concorrência.

Lista de Espera

Cursos Superiores -  os candidatos não contemplados após a chamada oral, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, escolhendo os cursos com vagas disponíveis, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em sua área de candidato, no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Poderão optar somente por cursos do mesmo campus e do mesmo nível de sua opção original. Serão divulgadas, a partir do dia 26 de fevereiro, as Listas de Espera, com os candidatos convocados (por ordem de nota e curso) para efetuarem as matrículas, a partir do dia 27 de fevereiro. 

Cursos Técnicos –  os candidatos não contemplados após a chamada oral, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, escolhendo os cursos com vagas disponíveis, nos dias 08 e 09 de fevereiro, em sua área de candidato, no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Poderão optar somente por cursos do mesmo campus e do mesmo nível de sua opção original. Serão divulgadas, a partir do dia 19 de fevereiro, as Listas de Espera com os candidatos convocados (por ordem de nota e curso) para efetuarem as matrículas, a partir do dia 20 de fevereiro. Todas as informações serão divulgadas no endereço: www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular e no site de cada campus.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/01/2018