Assistência Estudantil

731363banner auxilio 2017 495x170

SISTEMA AUXÍLIO ESTUDANTIL

Programa Auxílio Estudantil

O que é Programa Auxílio Estudantil?

O Programa Auxílio Estudantil, é regido pelos princípios gerais do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Ministério da Educação descritos no Decreto 7234 de 19 de julho de 2010 e pelo Regulamento do Programa Auxílio Estudantil – Resolução 034 de 30 de abril de 2014.

Tem como objetivos assegurar aos estudantes, do IFSULDEMINAS, igualdade de oportunidade no exercício das atividades acadêmicas promovendo o acesso, a permanência e a conclusão de curso. Busca minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, contribuindo para a promoção da inclusão social na Educação. O programa é destinado aos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, necessitam dos auxílios para garantir a sua permanência na Instituição. O valor do auxílio não necessariamente corresponde ao valor total das despesas do estudante, mas um valor que minimize seus gastos.

Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais e à Distância do IFSULDEMINAS, que apresentem a documentação exigida nos editais e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Como o estudante recebe os Auxílios Estudantis?

Através de depósito em conta bancária preferencialmente no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, de acordo com as modalidades de auxílios disponibilizadas em Edital.

Quais as modalidades de Auxílios?

Auxílio Transporte – Essa modalidade tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – Instituição de ensino, para aqueles que comprovem situação de vulnerabilidade social.

Auxílio Moradia – Este auxílio tem como proposta contribuir com despesas referentes à moradia do estudante procedente de outros municípios.

Auxílio Alimentação – Esta modalidade tem como objetivo oferecer condições para o atendimento das necessidades de alimentação básica aos discentes do IFSULDEMINAS, de modo a contribuir para sua permanência e conclusão de curso nesta Instituição. O auxílio será disponibilizado aos discentes que não possuírem o direito de realizar suas refeições no câmpus gratuitamente. O auxílio alimentação possui duas modalidades, uma delas pode ser repassada aos estudantes que saem do trabalho e vão direto para o câmpus/aula, ou que são de outra cidade e se deslocam todos os dias
para a cidade do câmpus, e a outra modalidade é prioritariamente para aqueles estudantes que não residem com a família, ou seja, que residem em repúblicas, pensões e similares.

Auxílio Material Didático-pedagógico – Visa atender os discentes que necessitam de apoio para materiais didáticos específicos do seu curso através de concessão de auxílio financeiro para compra de material didático-pedagógico.

Auxílio Creche – Trata-se de um auxílio financeiro mensal que tem por objetivo custear parte das despesas dos discentes em situação de vulnerabilidade socieconômica no cuidado de seus dependentes em idade pré-escolar (de zero à seis anos incompletos), durante o período de aula.

O que é preciso para participar do Programa?

Se inscrever via Sistema Auxílio Estudantil, quando houver Edital aberto e apresentar documentação exigida no Edital.

Atender os requisitos estipulados no Edital.

Possuir conta bancária em seu próprio nome no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Qual o valor dos auxílios estudantis?

Auxílio Moradia: R$ 260,00

Auxílio Alimentação 1: R$ 120,00