EDITAL 46/2025 - Seleção de bolsistas para o Projeto de Extensão Experimental-Mente do ano de 2025.
O projeto de extensão Experimental-Mente tem como objetivo promover o ensino de ciências por meio de uma experimentoteca que irá realizar experimentação acessível, ações em escolas públicas e produção de conteúdo digital, envolvendo estudantes da graduação em licenciatura e engenharia na criação de atividades práticas e na formação de professores da educação básica e promovendo o diálogo horizontal com as comunidades escolares atendidas.
Lista de inscritos - publicado em 24/06/2025
Quem pode se inscrever - Estudante(s) regularmente matriculados (as) em cursos superiores do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre
Sobre a bolsa - São 02 bolsas
- 10 horas semanais
- 05 meses de atuação (Julho/2025 a Novembro/2025)
- Valor da bolsa - R$ 700,00
- Local de atuação - Campus Pouso Alegre
Inscrições - No periodo de 18/06/2025 a 22/06/2025, pelo link: https://forms.gle/SK2UnkMPbQLmCNsGA
Atribuições dos bolsistas:
- I- Desenvolver atividades do projeto sob a orientação do coordenador ou de outro professor vinculado ao projeto e dentro da carga horária estipulada;
- II- Apresentar o relatório final individual de suas atividades à Coordenação do projeto no prazo máximo de 10 dias após o término da bolsa a fim de prestação de contas;
- III- Participar de reuniões periódicas com o coordenador do projeto para acompanhamento e avaliação de suas atividades sempre que convocado com prazo mínimo de 48h (quarenta e oito horas) anteriores à reunião;
- IV- Prestar contas por meio de relatórios parciais ao coordenador do projeto ou orientador do bolsista sempre que solicitado com prazo mínimo de 10 (dez) dias;
- V- Ser assíduo e pontual no cumprimento dos horários previamente acordados com a coordenação do projeto;
- VI - Auxiliar os colaboradores do projeto na criação, montagem, apresentação e avaliação dos experimentos;
- VII - Criar conteúdos digitais para os perfis do projeto em redes sociais;
- VIII - Apresentar os experimentos aos visitantes do projeto no campus e nos eventos externos realizados pelo projeto;
- IX - Auxiliar o coordenador no planejamento e execução dos eventos de formação inicial e continuada, workshops e oficinas para professores da rede pública ofertada pelo projeto;
- X - Criar e aplicar formulários online com perguntas formuladas pelo coordenador do projeto para avaliação e obtenção de dados sobre o cumprimento das metas do projeto;
- XI - Coletar dados de métrica dos perfis de rede sociais do projeto para avaliação sobre o cumprimento das metas do projeto;
- XII - Se dedicar 10h (dez horas) semanais às atividades do projeto.
Critério de Seleção - Este processo de seleção simplificado será composto pela nota do I.R.A (Índice de Rendimento Acadêmico) ou Coeficiente de Rendimento Acadêmico (Co.R.A.) e pelo rendimento nas disciplinas de Física do currículo do curso. O I.R.A/Co.R.A terá caráter eliminatório e classificatório. Serão desclassificados os candidatos com I.R.A. menor do que 6,0.
Recursos -
O candidato terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para entrar com recurso, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cronograma
ETAPA | DATA | LINK |
Publicação do edital | 18 de junho | Clique aqui |
Inscrições | De 18/06/2025 a 22/06/2025 | Clique aqui |
Divulgação da lista de inscrições deferidas | 24/06/2025 | Em breve |
Período de recursos | Até 24 horas após a publicação do resultado preliminar de inscrições deferidas | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Divulgação da lista final de inscrições deferidas | 27/06/2025 | Em breve |
Divulgação do resultado preliminar | 01/07/2025 | Em breve |
Período de recursos | Até 24 horas após a publicação do resultado preliminar | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Homologação do resultado final | 07/07/2025 | Em breve |
Convocação dos candidatos aprovados para apresentação de documentação e assinatura do termo de compromisso |
07/07/2025 a 11/07/2025 | |
Início das atividades |
14/07/2025 |